Oziris Borges Oziris Borges

viagens

SERRA DA CANASTRA
Periodo: 15/8/2013 a 16/8/2013

Viagem até o Parque Nacional da Serra da Canastra.

DIÁRIO DE BORDO

15/8/2013

16/8/2013

Voltar para a galeria de fotos

16.agosto.2013, sexta-feira – segundo dia – de São Roque de Minas (MG) a Uberaba (MG) – 385,1 km – Das 8h30 às 23h15.Tempo total: 14h45 de pilotagem.

625,4 Km rodados desde Uberaba(MG).

O dia prometia e cumpriu. Foi um teste duro para as motos e para os pilotos. Pela manhã, depois de um café muito bem tomado, seguimos para a parte baixa da Casca D’Anta. Seguimos por terra em direção a Vargem Bonita. Dali, fomos para a famosa queda de 200 metros de altura. Não se pode entrar na área da cachoeira com as motos ou carros. Portanto, estacionamos na entrada do parque e seguimos a pé. Um boa caminhada, principalmente quando se usa roupas de cordura. Nada fácil. Mas o percurso longo e um pouco acidentado não se compara com a visão da cascata. Realmente, algo muito impressionante. Mas até chegar lá, aconteceu uma coisa que seria rotina no dia de hoje: errei o caminho. Passei direto da entrada da cascata. Glauco e eu rodamos alguns quilômetros e voltamos. O Rafael não errou o caminho e foi direto à entrada do parque. Nada de mais, ainda! Depois da visita à cascata, começou nosso teste de habilidade e resistência. Em vez de voltamos pelo mesmo caminho que havíamos feito no dia anterior, decidimos fazer outro percurso. Ir até Delfinópolis, depois Sacramento e, finalmente, Uberaba. Na verdade a decisão foi ótima, e foi uma oportunidade única de conhecer a Serra da Canastra de maneira bastante ampla. Não inteira, claro, pois o Parque Nacional é gigantesco. Com esse intuito, saímos dali e fomos em direção à estrada Vão dos Cândidos. Lá no topo da montanha, há um restaurante, mirante e pousada. Sensacional a região. Pedimos informações e continuamos, mas, no caminho para Babilônia, duvidamos de que estávamos no caminho correto. Por isso, voltamos. Depois de algumas tentativas em outras direções, voltamos ao restaurante Mirante da Natureza, aquele no topo da montanha. Ali, o proprietário nos informou que o caminho era aquele mesmo. Já um pouco cansados e com fome, comemos ali mesmo três porções muito saborosas. Depois, seguimos o caminho bem acidentado de novo. O que não sabíamos é que a decida da Babilônia, conhecida como Serra Branca seria o cão chupando manga. Trata-se de uma descida muuuuito acidenta e em várias partes, o calçamento é de rochas enormes. O perigo de as rodas deslizarem ali era enorme. Mesmo assim, descemos todos sem nenhuma queda. Foi o trecho mais perigoso e difícil de toda a jornada. Dali seguimos até Delfinópolis onde chegamos, depois de muitos quilômetros de off Road, às 17h40. Segundo informações, Sacramento ficava a 70Km dali por estrada de chão e já estava escurecendo. Decidimos continuar mesmo assim. Ou seja, pegamos a estrada durante a noite. Particularmente, não gosto de viajar à noite nem em asfalto! Mas o dia era de desafios, e eu não iria correr desse. Pelo contrário, achei ótimo, mesmo cansado. Indo pra Sacramento, erramos o caminho mais uma vez o que nos custou 28Km. À noite e já cansados, esse acontecimento abateu bastante nossos ânimos, mas não desanimamos. Depois de muita terra, pó e buracos, chegamos a Sacramento às 22h. Moídos de cansaço. Dali, vazamos(esse é o termo) para Uberaba. Cheguei em torno das 23h15. Banho e cama. Super cansado, com o corpo dolorido, mas com a certeza de uma vitória e de um desejo realizado. Dia perfeito!