Oziris Borges Oziris Borges

artigos

Mãe Guerrilheira
20/12/2024

O presente trabalho tem por objetivo analisar o conto de Luiz Cruz de Oliveira publicado, pela primeira vez, em 1970. Ao que se sabe, o conto foi publicado pela segunda vez na antologia organizada pelo autor e que se chama Trilhas. Essa obra se encontra referenciada ao final do trabalho.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Heterotopias do contragolpe
12/12/2024

Para o desenvolvimento deste trabalho serão abordadas duas teorias do espaço. A primeira, apresentada por Borges Filho sobre a Topoanálise, que consiste na análise dos espaços apresentados e percorridos pelas personagens e como os referidos espaços podem estar ligados a uma determinada ação da personagem, antecipar e até mesmo revelar algo na diegese. O espaço desempenha funções fundamentais na narrativa. Tudo que estiver contido na trama consiste em espaço e tem uma razão de ali estar da forma como é disposto no conto.

Autor(es): Borges Filho, Ozíris; José Amaral, Lásaro



Tradução intersemiótica: o caso Brás Cubas
20/4/2020

No presente artigo, procura-se analisar comparativamente a tradução feita pelo diretor André Klotzel da obra Memórias póstumas de Brás Cubas, escrita por Machado de Assis. Nesta análise comparatista e intersemiótica, utiliza-se, principalmente, a metodologia proposta por Brito (2006) e Vanoye & Goliot-Léte (2012).

Autor(es): Ozíris Borges Filho



O conceito de Espaço como pressuposto teórico na “Formação da Literatura Brasileira” de Antonio Candido
12/12/2019

O escopo deste trabalho é analisar a obra Formação da Literatura Brasileira – momentos decisivos, considerada por muitos a obra prima de Antonio Candido. No entanto, nossa análise é bem específica. Queremos entender qual o conceito de espaço, enquanto categoria da literatura, que se encontra na construção dessa obra caso esse conceito apareça. Ou seja, investigaremos a presença ou não do conceito de espaço nessa obra e como ele é utilizado pelo ilustre crítico brasileiro.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Bakhtin e o cronotopo: uma análise crítica
4/12/2013 - Revista Intertexto. Vol. 4. Nº2. 2011.

RESUMO: Neste artigo, analisamos a proposta bakhtiniana a respeito do cronotopo, levantando algumas hipóteses para o estudo desse conceito à luz da Teoria Literária contemporânea. Analisamos também alguns autores, principalmente nacionais, que fizeram uma resenha a respeito desse mesmo conceito em Bakhtin. PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin; espaço; tempo; cronotopo.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Espaço e identidade em Verde lagarto amarelo
3/12/2013 - Revista Interdisciplinar. Vol. 17, nº2. 2013

Resumo: Este trabalho objetiva analisar o conto Verde lagarto amarelo de Lygia Fagundes Telles. Para tanto, utilizamos a metodologia da Topoanálise bem como teorias a respeito da identidade e da memória. Pela análise realizada, observamos que o espaço e a memória neste conto estão imbricados, reforçando-se mutuamente e homologando os temas presentes dentro da narrativa. Palavras-chave: Espaço; Identidade; Memória.

Autor(es): Ozíris Borges Filho & Luciana Moura Colucci de Camargo



Espaço e condição feminina
3/12/2013 - Revista Espéculo. Nº 51. Julho/Dezembro - 2013

Resumo: O presente artigo analisa o conto Uma galinha de Clarice Lispector a partir do ponto de vista de sua construção espacial. Para esta análise, utilizaremos a metodologia chamada Topoanálise. Ela surge a partir das idéias de Bachelard(1989), Yuri Lotman(1978), Osman Lins(1976), entre outros. O conto em questão analisa dois espaços: a cozinha e o teto. Estes espaços corroboram as ações e os sentimentos da protagonista. Palavras-chave: Topoanálise, espaço, natureza.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



As artimanhas do ser e do espaço em Alegria Breve
13/3/2013

Trata-se de um dos capítulos de minha tese de doutorado.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



1  |  2