Oziris Borges Oziris Borges

artigos

Bakhtin e o cronotopo: uma análise crítica
4/12/2013 - Revista Intertexto. Vol. 4. Nº2. 2011.

RESUMO: Neste artigo, analisamos a proposta bakhtiniana a respeito do cronotopo, levantando algumas hipóteses para o estudo desse conceito à luz da Teoria Literária contemporânea. Analisamos também alguns autores, principalmente nacionais, que fizeram uma resenha a respeito desse mesmo conceito em Bakhtin. PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin; espaço; tempo; cronotopo.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Espaço e identidade em Verde lagarto amarelo
3/12/2013 - Revista Interdisciplinar. Vol. 17, nº2. 2013

Resumo: Este trabalho objetiva analisar o conto Verde lagarto amarelo de Lygia Fagundes Telles. Para tanto, utilizamos a metodologia da Topoanálise bem como teorias a respeito da identidade e da memória. Pela análise realizada, observamos que o espaço e a memória neste conto estão imbricados, reforçando-se mutuamente e homologando os temas presentes dentro da narrativa. Palavras-chave: Espaço; Identidade; Memória.

Autor(es): Ozíris Borges Filho & Luciana Moura Colucci de Camargo



Espaço e condição feminina
3/12/2013 - Revista Espéculo. Nº 51. Julho/Dezembro - 2013

Resumo: O presente artigo analisa o conto Uma galinha de Clarice Lispector a partir do ponto de vista de sua construção espacial. Para esta análise, utilizaremos a metodologia chamada Topoanálise. Ela surge a partir das idéias de Bachelard(1989), Yuri Lotman(1978), Osman Lins(1976), entre outros. O conto em questão analisa dois espaços: a cozinha e o teto. Estes espaços corroboram as ações e os sentimentos da protagonista. Palavras-chave: Topoanálise, espaço, natureza.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



As artimanhas do ser e do espaço em Alegria Breve
13/3/2013

Trata-se de um dos capítulos de minha tese de doutorado.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



As fúrias de Agustina Bessa Luís
1/12/2010 - Revista Espéculo, vol. 14.

Neste artigo, analisamos o romance As fúrias da escritora portuguesa Agustina Bessa Luís. Para esta análise enfocamos as categorias da narrativa tal qual foram trabalhadas pelo narrador do romance. Palavras-chave: Espaço; tempo; narrador; personagem.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Sob o signo de Caronte: Hotel Atlântico de João Gilberto Noll
1/7/2010 - Anuário de Literatura, vol. 15, nº2.

Neste trabalho, analisamos o romance Hotel Atlântico de João Gilberto Noll. Nossa perspectiva teórica é a da Topoanálise, isto é, a análise das representações espaciais no texto. Assim, mostramos que o percurso espacial do enredo que é percorrido pelo narrador é também um percurso para a morte. Há basicamente dois tipos de espaços no romance: espaços de repouso e espaços de transição. Nesse percurso espacial, sobressai a espacialidade do mar. Palavras-chave: Topoanálise; espaço; cenário.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Uma leitura semiótica do espaço: O barril de Amontillado
1/7/2009 - CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, vol. 7, nº 1.

Resumo: Neste trabalho, analisa-se o conto de Edgar Allan Poe, O barril de Amontillado, do ponto de vista da categoria do espaço. Para tanto, tomamos como suporte teórico a semiótica greimasiana. Nesse sentido, são dois os aspectos que se enfocam: a espacialização e a programação espacial.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



Espaço e palavra, uma topoanálise de Famigerado
1/7/2009 - Revista de Estudos Linguísticos, vol. 39, nº 3.

Resumo: Neste artigo, analisamos o conto de Guimarães Rosa, Famigerado. Nossa perspectiva de análise é a metodologia da Topoanálise. Assim sendo, nosso enfoque é estudar a construção do espaço no referido conto. Dentro desse ângulo, salientamos as distâncias pessoais como fundamental da construção dos sentidos do texto. Palavras-chave: Topoanálise; espaço; proxêmica.

Autor(es): Ozíris Borges Filho



1  |  2