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Resumo. Aqui, tomaremos o termo narração como o ato de narrar e narrativa como aquilo que foi narrado. A narração será feita sempre em primeira pessoa (aqui) ou em terceira pessoa (algures). Dessa maneira, teremos sempre um espaço que diz respeito a essa instância de criação do texto literário, considerado o ponto zero a partir do qual se cria a espacialidade da narrativa. Muitas vezes, teremos uma projeção do espaço da narração dentro da narrativa, outras vezes esse espaço só será pressuposto, pois quem narra narra sempre de algum lugar. Analisando-se a relação entre o espaço da narração e o espaço da narrativa a partir dos eixos temáticos da coincidência e do aparecimento teremos várias possibilidades interessantes. É o que pretendemos demonstrar. Palavras-chave. Espaço; narração; narrativa; narrador.
Autor(es): Ozíris Borges Filho
Mediante os fundamentos da topoanálise, que se encarrega de analisar a construção do espaço na obra literária da maneira o mais abrangente possível, o artigo define e discute as implicações do conceito de fronteira, instrumento importante para a análise do espaço e das relações das personagens com essa dimensão da narrativa.
Autor(es): Ozíris Borges Filho
Neste estudo, procuramos analisar o romance Aparição, verificando como se revelam nele os temas e figuras ligados ao existencialismo e à espacialidade. Para tanto, analisamos quais são os principais temas existencialistas que nele se manifestam. Após verificarmos isso, realizamos uma releitura e verificação dos espaços mais importantes construídos pela narrativa. Desse procedimento resultou um corpus significativo de textos sobre os quais poderíamos compreender mais profundamente toda a trama narrativa bem como testar a funcionalidade da teoria que havíamos estudado. Seguindo esses raciocínios, segmentamos este texto nos seguintes itens: “Epifania”; “Espaços”: “Évora”, “Liceu”, “Casas”; “Deus”, “Cão”, “A morte”.
Autor(es): Ozíris Borges Filho