Oziris Borges Oziris Borges

viagens

VALE DOS VINHEDOS
Periodo: 4/3/2011 a 13/3/2011

Este é o diário de bordo de nossa viagem até o Vale dos Vinhedos(RS).

DIÁRIO DE BORDO

11/3/2011

12/3/2011

13/3/2011

Voltar para a galeria de fotos

5/3/2011

Saímos do hotel Pirâmide às 7h30. Hoje, começamos nossa visitação. Além da diversão de andar de moto, hoje conheceremos vários lugares interessantes. Fomos até a Caverna do Diabo. Show de bola, são dez reais a entrada por pessoa, sendo cinco para o parque e cinco para a associação e monitores. Quem nos atendeu foi o monitor Valdomiro. Muito gente boa, ele nos explicou tudo, com muita paciência e muita objetividade já que estávamos com pressa, pois tínhamos de percorrer mais de 300Km até Morretes para pegar o Trem da Serra. A estrada até a Caverna também não está bem conservada, mas a parte final é magnífica. Sobe-se uma serra de estrada perfeita e cheia de curvas. Lindo! Como a estrada é cercada de árvores de ambos os lados, muitas folhas rolam pelo chão. Como estava chuviscando, tivemos de subir com atenção redobrada, pois as curvinhas são bem fechadas. Quando chegamos lá em cima, tivemos uma grata surpresa. A caverna tem uma estrutura perfeita para receber os visitantes: há restaurante, lojinha de souvenir, banheiros limpos e estacionamento amplo. Vale a pena. Bem, depois da visitação, das compras na lojinha, descemos. A descida foi ainda mais excitante e perigosa que a subida. Descemos engrenados e usando o freio bem de leve para evitar derrapagem. Graças a Deus, foi tudo bem. Fizemos o caminho de volta, passando por Eldorado, Jacupiranga e caindo na BR116. Daí foi só alegria, pois até Morretes é pista dupla. A chuva também nos acompanhou, mas não em todo caminho. Quando a pista estava seca, enrolávamos o cabo para aproveitar a rodovia que é cheia de curvas abertas, então dá pra fazer de forma bem legal e em alta velocidade. E ainda tem aquela placa azul avisando, a certa altura da rodovia: “curvas nos próximos 8Km.” UUUUUHHHHUUUUUU. Só diversão. Chegamos à Estrada da Graciosa que nos levaria até Morretes. A estradinha faz juz ao nome. Além das curvas, é cheia de flores pelo caminho, muito verde e também alguns mirantes. Graças ao bom Deus e nossos anjos, não estava chovendo. Assim pudemos descer a estrada de boa. Realmente, é uma estrada linda. Como estávamos com o horário apertado, seguimos em frente sem paradas até a estação do trem. O trecho mais preocupante foi aquele de paralelepípedo. Como o chão estava úmido, fomos bem devagar e com cuidado para não travar as rodas, quando se aperta muito o freio. Descemos sem incidentes. Chegamos a Morretes e fomos para o trem, embarcar as motos. Infelizmente, não deu para almoçar no Madalosso, famoso restaurante de lá e também de Curitiba. Eu já conheço, mas queria que meus amigos conhecessem o famoso barreado, prato típico daquela região. O embarque das motos foi muito interessante. Como o vagão é mais alto que a plataforma, as motos são embarcadas por uma rampa estreita que cabe apenas a roda, então elas foram embarcadas na força mesmo. Foi muito interessante. Os funcionários foram muito solícitos, prestimosos e cuidadosos. As motos foram embarcadas e desembarcadas sem problemas. O passeio foi lindo. Passamos por cânions, cachoeiras, montanhas, abismos, etc. O passeio durou 3h. O difícil é tirar fotos, pois o trem não pára e devemos ficar muito atentos para pegar algumas boas fotos. Compramos algumas lembrancinhas e seguimos em frente. Chegamos a Curitiba por volta das 18h. Seguimos para Fazenda Rio Grande até o Hotel 21 onde pernoitaríamos. Para chegar lá, tivemos de passar pelo meio de Curitiba. O movimento estava grande, mas nada estressante. O fluxo estava indo bem, mas quando pegamos a BR116, encontramos um engarrafamento. Houve um acidente na pista. Dessa forma, gastamos muito tempo até chegarmos ao hotel apesar de serem apenas 25Km. Finalmente, chegamos. Esse Hotel 21, que conhecemos na volta de nossa viagem ao Chile, é perfeito. Tem hotel, posto, restaurante e lanchonete. Ou seja, é só chegar e guardar a moto. Descemos para o restaurante do hotel, que é excelente, e depois de comer e beber umas geladas, fomos dormir. Recomendadíssimo, esse hotel. Hotel 21, BR 116 - Km 121. 41 3627-8687. http://www.hotel21.com.br

RESUMO DO DIA

Eldorado(SP) à Fazenda Rio Grande(PR)