Oziris Borges Oziris Borges

viagens

MOTO EXPEDIÇÃO CHILE
Periodo: 5/1/2011 a 29/1/2011

Aqui vai o relato de nossa viagem que fizemos de 05 a 29 de janeiro de 2011. Fomos em duas motos: eu e minha esposa, Ana Carolina numa V-Strom 650. E o amigo Sanches numa Boulevard 800.

DIÁRIO DE BORDO

28/1/2011

29/1/2011

30/1/2011

Voltar para a galeria de fotos

22/1/2011

Pra mim, hoje foi o dia mais frustrante de toda a viagem. Neste dia, eu queria conhecer a cidade de Frutillar que fica a poucos quilômetros de Puerto Varas. No entanto, o dia amanheceu chuvoso o que me desanimou um pouco, mas, mesmo assim, insisti que gostaria de ir. Quando já estava pra sair, meu amigo me lembrou de que teríamos de trocar o óleo. Conversamos com o Jorge, o proprietário do hostel, que nos disse que conhecia um bom mecânico, mas a troca deveria ser hoje, pois no outro dia seria domingo e ninguém iria trabalhar. E como sairíamos pela manhã para voltar para o Brasil, tinha que ser neste sábado. Bem, fomos até o mecânico escoltados pelo Jorge. Chegando lá, encontramos três motociclistas brasileiros. Eles tinham vindo do sul num comboio de 17 motos. Isso mesmo, dezessete!!! Na vinda, um motociclista numa Gold Wing se acidentou e teve de voltar de avião. Fiquei imaginando como deveria ser viajar nessa quantidade de pessoas. Conversamos um pouco com esse pessoal o que foi extremamente útil, pois tínhamos a informação de que o caminho pelo Paso Cardenal Antonio Samore seria muito problemático, pois havia greve dos verdureiros(acho que era isso mesmo) e que eles estavam invadindo as rodovias e não deixavam ninguém passar. No entanto, conversando com esses motociclistas brasileiros, ficamos sabendo que não havia greve, que eles tinham vindo sem nenhum problema e que a paisagem era linda. Então, na manhã seguinte, quando saímos, seguimos direto por esse caminho. Isso me serviu de uma grande lição: sempre converse com as pessoas, elas poderão nos oferecer informações valiosas! Depois de rápido bate papo, fomos embora, pois o mecânico não tinha o óleo de que precisávamos. Tentamos em um outro lugar fora da cidade, aí a chuva apertou e ficamos bem molhados. No outro lugar que fomos, eles já estavam fechados e não trocamos óleo coisa nenhuma. Voltamos debaixo de chuva. Quando cheguei ao hostel, desisti de vez de ir até Frutillar. Depois de algumas horas, descemos para o centro da cidade e adivinhem? Um sol maravilhoso saiu e ficou até o fim do dia, até escurecer. Lição aprendida: não desista, principalmente se o motivo for chuva. O que de mais pode acontecer? Ficar molhado? Grande coisa! Foi burrice e isso me deixou chateado o dia inteiro. Nesse dia reforcei uma idéia que já tinha ouvido falar e com a qual concordava. Aprendi que não devo desistir do planejado a não ser que o motivo seja grave. Antes da viagem, traçamos planos, fazemos projetos, imaginamos realidades. Então, o mais sensato é se ater ao planejamento. Quando descemos para o centro da cidade, fomos visitar uma festa da cerveja que estava ocorrendo lá. Podem acreditar, uma festa da cerveja na terra do vinho. O jeito foi tomar vários copos de cerveja artesanal. Como o Chile é um país que consome bem menos cerveja que nós, o que predomina lá são as cervejarias artesanais. Nessa feira, havia várias e muito gostosas. Voltamos para o hotel cedo e cada um foi fazer nada. Eu fiquei escrevendo, na internet e bebendo o whisky que eu tinha levado. Uma dose de Black Label. Fiquei chateado comigo mesmo, me acovardei e deixei de conhecer Frutillar apenas por causa de uma chuvinha. Mesmo quando o sol saiu e o céu ficou limpo, eu não tive mais coragem de ir. Estava chateado. Foi mais uma burrice. Deveria ter ido, mudado de opinião e seguido pra Frutillar. Quando o tempo abriu, ironicamente, foi o dia mais limpo que vimos em Puerto Varas. Inclusive, dava para ver os três vulcões por completo até o pico. Foi a primeira vez que isso aconteceu, não havia nenhuma nuvem no céu. Grande Ironia. À noite fomos jantar no mesmo restaurante do dia anterior, Lan-Antu. Fomos novamente muito bem servidos. Para experimentar uma comida típica, pedi pastel de choclo. Foi horrível. Esse pastel significa uma massa feita de milho. Aí colocam essa pasta sem graça em cima de uns pedaços de frango com osso e tudo, tipo coxa ou outro pedaço qualquer, sei lá. O meu era coxa de frango. É uma espécie de escondidinho. Horrível. Ou seja, meu dia foi excelente! Só faltava cair um raio na minha cabeça. Voltando para o hostel, observei mais uma vez a linda vista da cidade. Ainda não estava totalmente escuro e pude ver os três vulcões do ponto em que estava. Linda Paisagem. Pelo menos isso.