viagens
Tá chegando a hora de nossa próxima viagem. Já estamos na contagem regressiva. Haja coração!!! Nessa expedição conheceremos pontos históricos importantes do Peru. Na volta, passaremos pelo deserto de Atacama.
DIÁRIO DE BORDO
ALGUMAS DICAS PARA QUEM QUER FAZER ESSA VIAGEM
1. Arica: Hostal Colonial, situado na Rua General Lagos, 710. Café da manhã incluso, wi-fi e garagem;
2. Iquique: Hotel King que se localiza na Rua 12 de Febrero, 1040. Trata-se de um hotel bom, sem luxo, mas com garagem e wi-fi. O café da manhã não está incluso.
3. Iquique: comer uma pizza na pizzaria e tratoria chamada Al Filo D’Oro, Rua O’Higgins, 964 - http://www.alfilodoro.cl. O proprietário, Miguel, é um caso à parte. Digam que nós recomendamos e peçam um desconto.
4. Iquique: Sam Motos. O dono, Jorge, é especialista em BMW e outras big trails. Se estiver em apuros, ligue ou mande um mail. Ele irá ajudar. É um motociclista muito gente boa. http://www.sammotos.cl/. Mail:
5. No Peru, poucos estabelecimentos aceitam cartão de crédito;
6. Entre Arica e Iquique são mais de 300Km e não há posto de abastecimento. Conforme sua autonomia vá devagar e/ou leve gasolina reserva;
7. ESTRADA DE SAL, DICA IMPERDÍVEL: Estávamos ansiosos por testar esse caminho pouco freqüentado por motociclistas. Seria nossa experiência off Road da viagem. Em muitos trechos, o caminho é feito de sal. Para fazer esse caminho, segue-se até o povoado de Baquedano pela Ruta 5 e, depois, vira-se à direita numa placa que indica Paso Sico e também outra que indica a Mina Lomas Bayas.
8. RUTA 81 - Argentina. Sem problemas com policiais corruptos como na Ruta 16. Depois da Ruta 34, pegando a 81, são 280Km sem posto de gasolina. A próxima cidade com gasolina é Ingeniero Juarez. Cuidado com sua autonomia;
9. Para quem vem de San Pedro e pretende cruzar o Paraguai até Foz do Iguaçu, a fronteira fica na cidade de Clorinda. Antes de chegar a Formosa, pela Ruta 81, vire à esquerda. Em Formosa, há uma aduana, mas somente para passageiros e não veículos;
10. Chegando a Clorinda, você tem duas possibilidades para atravessar a fronteira para o Paraguai. Primeira, seguir pela Ruta 11 até Assunção. São 55Km aproximadamente. A segunda é virar logo depois de Clorinda e pegar uma balsa, por 15 pesos por veículo. Essa opção é a melhor e mais rápida.
11. Ficar em Marcapata para se aclimatar. Essa cidade fica a 3000 metros acima do mar. Saindo dali, sobe-se mais de 1000 metros. Ficar ali é muito bom para se acostumar com a altitude. A cidade quase não tem estrutura, mas vale a pena.
12. Em Marcapata, indicamos a hospedagem Puyutarquí. Pertence a uma senhora simpática chamada Visitacion Hermosa. É a hospedagem menos precária que achamos.
13. Para se prevenir do Mal das alturas, chamado pelos peruanos de "soroche", vá a uma farmácia em Puerto Maldonado. Existem comprimidos específicos que eles vendem.