viagens
Tá chegando a hora de nossa próxima viagem. Já estamos na contagem regressiva. Haja coração!!! Nessa expedição conheceremos pontos históricos importantes do Peru. Na volta, passaremos pelo deserto de Atacama.
DIÁRIO DE BORDO
21.Julho.2012.sexta-feira – décimo nono dia – de Puno(PE) a Arica(CL) – 481,3 km – Das 07h40 às 18h20h. Tempototal: 10h40 de pilotagem. 6010,7 Km rodados desde Uberaba(MG).
O dia prometia muita emoção, pois sairíamos do Peru para entrar no Chile,o segundo país de nossa viagem. A rodovia Panamericana continuou perfeita.Rodamos mais ou menos uns 200Km até a aduana peruana. Os trâmites foram fáceis.Mais uma vez, um oficial peruano foi com nossa cara e nos ajudou bastante.Logo, logo, saímos para a aduana chilena. Apesar da conhecida burocraciachilena, passamos pela fronteira rapidamente. Não havia muitas pessoas o quefacilitou nossa entrada. A paisagem desértica continuou maravilhosa. Passamospor um vale no meio do deserto. Havia muitas plantações. Distinguiperfeitamente plantações de milho. E isso, no meio do deserto! Isso mostra comoo esforço humano é sempre recompensado. No Peru também vimos uma região todacultivada no meio do deserto. Impressionante. Chegamos a Arica às 18h mais oumenos e gastamos muito tempo, procurando uma hospedagem. Achamos. Ficamos numhotel chamado Hostal Colonial, situado na Rua General Lagos, 710. Fomos bematendidos e tem estacionamento. Nossa primeira preocupação era a grana, claro.Na aduana chilena não há casa de câmbio para fazer a troca de dinheiro, entãochegamos no Chile apenas com soles peruano. Depois de nos instalarmos em Arica,fomos procurar um banco. Achamos vários na Rua 21 de Maio que é um calçadão.Ali também encontramos vários restaurantes. Felizmente, conseguimos sacardinheiro facilmente dos caixas eletrônicos. Com esse problema resolvido,faltava agora pegar informações sobre oficinas mecânicas para trocar o óleo daBoulevard. Conseguimos. No dia seguinte, às 10h, hora em que abre o comérciopor aqui, iríamos até a oficina para fazer a troca. Depois de andarmos pelocalçadão, achamos um restaurante razoável. Comi uma carne feita com legumes e oSanches filetes de carne de porco com spaghetti. Tava bom demais! Bom pravariar! Depois voltamos ao hotel para terminar o dia.