viagens
Tá chegando a hora de nossa próxima viagem. Já estamos na contagem regressiva. Haja coração!!! Nessa expedição conheceremos pontos históricos importantes do Peru. Na volta, passaremos pelo deserto de Atacama.
DIÁRIO DE BORDO
25.Julho.2012. Quarta-feira– vigésimo segundo dia – San Pedro do Atacama – 0 km 7295,1 Km rodados desde Uberaba(MG).
Hoje fomos conhecer os famosos gêiseres Del Tatio. O único detalhe foiacordar às 3h30 da madruga com um frio danado de gelado!!! Coloquei a roupa quepodia. Saí pesando uns 15Kg a mais. O passeio foi bem chique apesar do frio.Fechamos com uma agência chamada TurisTour. Fomos bem atendidos e eles foram bempontuais. Chegamos aos gêiseres e eles serviram um pequeno café da manhã. Jáestava amanhecendo quando saímos para a visita guiada. O frio, cortante, estavaphodis. Estava -10º. O leitinho quente com chocolate veio bem a calhar. Tiramosas fotos de praxe, ouvimos as explicações, etc. Meus dedos doíam. PQP!!! Avontade era de voltar para a van e mandar os gêiseres para aquele lugar. Masresisti. Depois dos gêiseres, fomos até as piscinas termais para os lokos quequeriam se banhar nas águas quentes que chegam a 35º positivos. O difícil étirar a roupa com aquele frio e, depois que sair da piscina, enxugar e colocartudo de novo. Da nossa turma, uns dois se aventuraram. Depois disso, voltamos para a van e partimosàs 8h para a volta. Nessa volta, visitaríamos um povoado chamado Machuca. Nocaminho, paramos duas vezes para a guia nos explicar a respeito das vicunhas,pequenos camelos que são protegidos por lei federal no Chile. Vivemselvagemente e tem poucos predadores naturais nesta região como o puma e araposa. A certa altura dessa viagem, um passageiro começou a passar mal. Pediupara parar a van. Antes que descesse, desmaiou e teve paralisia facial. Depoisde algum tempo, voltou ao normal. A guia, preparada para esses casos, foibastante prestativa na ajuda. Ela explicou que foi por falta de oxigênio. Émuito comum, pois estávamos numa altitude boa, mais de 4000 metros acima domar. Como nós viajamos desde o Peru, já estamos aclimatados. Ontem, quandofomos fechar os passeios na agência, o vendedor nos advertiu que deveríamosesperar um pouco para fazer o passeio, para aclimatar primeiro, pois tínhamoschegado naquele dia mesmo. Como já vínhamos de altitudes maiores, não houvenecessidade. Como o rapaz teve esse problema, não visitamos o povoado e viemosmais cedo embora. A guia disse que um segundo desmaio poderia ser bem perigosopara a saúde do passageiro, podendo causar um aneurisma cerebral. Concordamos evoltamos. Depois dessa experiência que presenciei, recomendo às pessoas quevenham direto para San Pedro, para se aclimatarem primeiro. Chegando ao hotelcedo, vim atualizar o diário de bordo desta viagem.
À tarde, fomos visitar o Vale da lua e o vale da Morte e mais algunsmirantes interessantes. Tudo pela agência. O motorista, maluko, se chama Pedro.Até às 18h, ficamos zanzando por essa geografia maravilhosa do Deserto doAtacama. Cada formação geológica é mais intensa e bonita que a outra. De todosos lados, temos a visão dos picos nevados. Coisa linda! Ao chegarmos, passamospor algumas “lujinhas” pra comprar lembranças para nossos entes queridos queficaram lá em Uberaba. Depois fomos jantar, regados por um vinho chileno, claro,e uma lareira ao fundo para nos aquecer. Daí, voltamos, atualizamos, dormimos.